HOME Empresa Pragas Serviços ORÇAMENTO
HOME
Empresa
Pragas
Serviços
ORÇAMENTO
Contato
Tire sua Dúvida
Equipamentos
Inseticidas
Métodos
            

        Mantendo o jardim livre de pragas


Mantendo um jardim saudável e sem pragas.

É importante escolher as plantas adequadas ao sombreamento e ao sol pleno. O erro neste item é decretar o insucesso do jardim.
Fazer sua manutenção também é importante. Podas quando forem necessárias, rega de acordo com as necessidades da planta e adubação.
Por causa das chuvas, o adubo penetra mais rapidamente no solo, fortalecendo as plantas. Plantas adubadas são menos suscetíveis ao ataque das pragas. Também, pulverizar as plantas com óleo mineral, para protegê-las de insetos sugadores, como cochonilhas, pulgões e moscas-brancas. A averiguação periódica das plantas é importante, infestações de insetos identificadas no início facilita seu controle.
Quando ovos de lagartas ou percevejos são vistos, basta arrancar a(s) folha(s) e dispensá-la(s). Cochonilhas podem ser retiradas com o auxílio de um algodão úmido com sabão de coco. Formigas cortadeiras podem ser contidas, utilizando-se um cone invertido, feito de embalagem pet e lambuzado com graxa ou óleo queimado na parte inferior.

Meios de controlar, pulgões, cochonilhas e cigarrinhas em jardim.
Estes insetos costumam melar as plantas infestadas. Os pulgões são insetos, com ou sem asas, com duas estruturas (semelhantes a dois pedúnculos) na região posterior do corpo (abdômen). As cochonilhas, normalmente são completamente aderidas aos galhos e folhas, sem pernas, com ou sem carapaça ou substância lanuginosa (semelhante à lã), sobre seu corpo. As cigarrinhas podem ser coloridas ou esverdeadas e secretam uma espuma semelhante à saliva.
Em todos os casos pulverizar a planta com uma solução de óleo mineral, ou inseticida de jardinagem amadora indicados para estas pragas.

Meios de eliminar as cochonilhas sem inseticida
Recomendamos os seguintes procedimentos:
1- limpe as folhas com algodão embebido em solução de água e álcool em quantidades iguais.
2- Uma outra opção natural é a calda de fumo. Coloca-se o fumo (ou fumo de corda) de molho, filtra-se e pulveriza-se a planta com o líquido.
Caso não consiga ter sucesso com estes tratamentos, sugerimos o uso de produto químico apropriado para este tipo de praga, a base de óleo mineral ou não, que poderão ser encontrados em lojas especializadas em jardinagem amadora

Meios de eliminar tatuzinho de jardim.
Os tatuzinhos-de-jardim são crustáceos terrestres, pertencentes à superfamília Oniscoidea, que possuem a capacidade de enrolarem-se como uma bola o que fornece proteção e auxilia na redução da perda d'água por evaporação.
Vivem sob pedras e matéria orgânica, tais como galhos e folhas e em jardins cujo solo apresenta grande umidade. São muito eficientes como decompositores, alimentam-se principalmente de matéria orgânica em decomposição. Raramente causam danos às raízes e às folhas das plantas para controlar um pouco sua presença aconselhamos diminuir a umidade do seu jardim e mantê-lo limpo de folhas e galhos.

Meios de controlar piolhos de cobra.
Os piolhos-de-cobra ou gongolos são membros característicos da classe dos diplópodes, animais de corpo cilíndrico. Vivem sob folhas, pedras e troncos, de maneira a evitar a luz. Alimentam-se de matéria morta animal e vegetal.
Em cada segmento existem dois pares de patas, que podem variar de 9 a 200, dependendo da espécie.
Enrolam-se em espiral se perturbados. Algumas espécies secretam, em glândulas especiais, um líquido de odor forte, contendo iodo e cianeto, que é usado para repelir predadores.
Existem vários inseticidas indicados para o controle desta praga.

Meios de controlar a lagarta de fogo.
Compre em qualquer loja de produtos para jardinagem amadora, um inseticida biológico a base de Bacillus thuringiensis. Pulverizar as folhas infestadas ao entardecer a cada 15 dias. No pulverizador aplicar imediatamente sobre as folhas (na maior área possível da planta infestada), principalmente em sua face inferior.
As folhas serão consumidas pelas lagartas e após 24 ou 48 horas, morrerão devido às toxinas da bactéria entomopatogênica. As taturanas deverão cair após algum tempo e havendo pessoas sob a planta, haverá sério risco de ocorrer um acidente. O uso de gelo no local afetado, em caso de acidente com taturana, é o mais recomendado. O inseticida biológico citado é um produto seguro, mas não dispensa o uso de EPI's. Máscara (neste caso, poderá ser uma mais simples), luvas e um chapéu, além de óculos de proteção, evitando entrar em contato excessivo com o produto na aplicação.

Meios para controlar a paquinha
Encharcar o gramado com uma solução de água e detergente de lavar louças é uma solução eficiente para o controle de paquinhas. Entretanto, este método só deve ser utilizado ao entardecer, quando o sol está bem fraco, pois o sabão queima as plantas. Ao inundar o solo com a solução de sabão saia uma quantidade grande de paquinhas, faz-se necessário o controle químico.
Caso a infestação seja muito alta é necessário você usar um produto químico a base de piretróide.

 

Site Map